VILA ZOO
Seja bem vindo!
Como cuidar do seu hamster
A gaiola deve ser limpa no máximo uma vez por semana, pois é estressante para o animal fazer a limpeza mais vezes. Nunca deixe a gaiola sem serragem (maravalha). Coloque papel higiênico sem cheiro, ou compre estopa e deixe um pedaço dentro da gaiola para seu hamster construir o ninho, principalmente no frio. Não pegue seu mascote na mão quando ele estiver dormindo ou comendo. Nem pegue com suas mãos sujas de alimento o cheiro pode ser irresistível para ele.
Os dentinhos dos hamsters crescem durante toda a sua vida, por isso é bom colocarmos algo que ele possa roer dentro da gaiola como ossinhos que encontramos em supermercado para cães ou madeira comestível encontrada em petshop. Se preferir, pode manter seu animal solto, com a gaiola aberta e em um ambiente onde não tenha muitos moveis, coisas que pode roer, que tenha lugar para ele se esconder. Mas este cômodo precisa ser seguro, limpo e a porta estar sempre fechada para que os hamsters não fujam.
Ele deve ficar longe de poeira, correntes de ar, sujeira, odores e muito barulho. É indispensável brinquedinhos, túneis, rodinhas e objetos para o animal brincar. Gaiolas pequenas podem estressar o animalzinho, opte por uma não muito pequena.
Se você optar por manter seu hamster solto em um cômodo, lembre-se: se resolver prendê-lo, compre uma gaiola bem grande, pois seu animal já está acostumado a ficar solto e pode ficar bem nervoso e até morrer.
Seja carinhoso com seu bichinho. Os hamster são muito inteligentes e se comunicam facilmente com o homem, por isso podem sentir rejeição, medo, raiva, etc. Fale com ele, pegue-o para que não se sinta abandonado, ou vai também se afastar de você.
Não deixe seu hamster tomar sol diretamente, ele pode morrer. Estes animais têm hábitos noturnos, então não desanime se ele passar muitas horas do dia dormindo, a noite ele estará ativo para interagir com você e brincar.