top of page

Como cuidar de um coelho de estimação?

O coelho é o bichinho de estimação ideal para quem quer um companheiro carinhoso e pouco trabalho. Eles não exigem tanto como um cão ou um gato. Em compensação, participam menos da rotina da casa. Mesmo assim, atendem pelo nome e podem reconhecer seus donos.

 

Alimentação: A ração para esses herbívoros é especial. Além dela, as refeições precisam de complementos. As folhas verdes-escuras como as de beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve têm o restante dos nutrientes que os coelhos precisam para crescerem bem. Mas é importante lembrar de nunca dar alface, pois essa folha pode causar diarréia.

 

Ambiente: É importante que o coelho seja instalado em uma gaiola de ferro, com pelo menos 45cm (altura) por 60 cm (largura) e 60cm (comprimento) aproximadamente, que possua uma pequena gaveta embaixo para facilitar na hora da limpeza. A gaiola tem que ficar a pelo menos um metro do chão. A higiene do local pode ser a cada dois dias. É importante instalar a gaiola em um local arejado, porém sem corrente de ar, um meio termo entre os dois. Os coelhos podem ser soltos uma hora do dia, para se exercitarem e brincarem pela casa.

 

Fique ligado!

 

Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá nele. E na hora de soltar seu coelho, fique atento para que não roa objetos ou plantas, sempre solte e fique de olho nele.

 

Ficha técnica

Nome popular: Coelho

Nome Científico: Oryctolagus cuniculus

Classificação Científica: É um mamífero, da ordem dos logomorfos e família dos leporídeos. Também são classificados como roedores. 

Onde vive: Em lugares com muito verde. Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil.

Habitat natural: Europa.

Hábitos alimentares: É herbívoro. Come grandes quantidades de folhas, raízes, caules, grãos.

Tempo médio de vida: 4 a 8 anos 
 

 

Por Plenarinho

 

bottom of page