top of page

Diferenciação entre raças.

Existe bastante confusão entre o que se entende por raça e o que é uma variante de coelho. Ao longo do tempo, o número de raças aumentou consideravelmente e continua a suceder-se. Por isso, definimos a raça como um tipo de coelho que está definido por características físicas fáceis de reconhecer e que lhe dão um aspecto diferente dos outros, entre eles destacamos a pelagem, o tamanho das orelhas. Dentro da mesma raça pode haver diferentes cores de pêlo.

 

Um exemplo é o coelho Holandês, que se distingue pela sua pelagem característica. Desta raça de coelho, existem oito variedades dependendo da cor. De qualquer das formas, não existe um critério universal que serve para a classificação das raças. A diferença entre raças não se deve exclusivamente pelos aspectos físicos. O carácter também pode ser um traço diferencial.

 

Os coelhos pequenos geralmente são mais brincalhões do que os de maior tamanho. As raças de coelhos mais pequenos são os Polacos e os anões. Os maiores são os gigantes de Flandes e os Franceses. É importante ter em conta o tamanho do animal para a escolha da sua gaiola pois ele deve sentir-se bem com os seus movimentos.

 

Hoje em dia, podemos ver coelhos de diferentes e variadas cores. Classificam-se em três grupos: cutia, manchado e sólido. Também existem raças que têm apenas uma cor específica. O elemento mais chamativo dos coelhos é sem dúvida as orelhas. Podem estar levantadas ou caídas, também chamadas “lop”.

bottom of page