VILA ZOO
Seja bem vindo!
Os coelhos são excelentes animais de estimação
Origem - Originário da Península Ibérica no extremo sudoeste da Europa, o coelho-europeu espalhou-se por todo o continente e, nos últimos séculos, por todo o mundo. Como não dispunha de defesa contra seus predadores (lobos, raposas, aves de rapina e o próprio homem), confiou sempre em sua audição privilegiada e no olfato, assim como nos hábitos noturnos e nos abrigos subterrâneos. Segundo muitos estudiosos, seu ouvido distingue sons inaudíveis para o homem. Do coelho-europeu selvagem provêm todos os tipos de coelho doméstico, criado para corte em muitos países, e a chamada "lebre belga".
Comportamento - O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. Ele conquistou a afetividade das crianças e dos adultos, em especial das mães. É uma companhia, ocupa pouco espaço, não precisa de demasiados cuidados especiais, além de ser dóceis... Desta forma, convertem-se num bom animal de companhia, por exemplo, para as crianças ou famílias com casa pequenas ou que vivam num apartamento.
Características - Os coelhos domesticados podem ter pelagem preta, castanha, cinza, branca ou apresentar combinações dessas cores. Um coelho adulto atinge de 20 a 35 cm de comprimento e pesa em média 2,5 kg podendo pesar até mais. As fêmeas geralmente são maiores que os machos, a maioria dos coelhos criados como animais de estimação vivem em média de quatro anos a oito anos. Os olhos do coelho ficam nos lados da cabeça. Em consequência, o animal pode ver objetos situados atrás dele ou dos lados melhor do que se estiverem à sua frente. Os coelhos podem mover as longas orelhas de uma vez ou separadamente, para captar sons, ainda que fracos vindos de qualquer direção. Os coelhos também dependem de seu olfato aguçado para alertá-los do perigo. O coelho parece movimentar o nariz ininterruptamente. Eles são silenciosos, não fazem barulho ou grunhido.
Os coelhos eram antigamente classificados como roedores. Como os castores, camundongos e outros roedores, mas não são, eles têm os dentes bem adaptados para roer. Mas, ao contrário dos roedores, têm um par de pequenos dentes atrás dos dentes superiores dianteiros. A cauda do coelho tem cerca de 5 cm de comprimento e é coberta de pêlo macio e fofo que a faz parecer redonda. A pelagem da parte inferior da cauda da maioria das espécies de coelho tem cor mais clara do que a da parte superior. Os coelhos-de-rabo-de-algodão da América do Norte são assim chamados pela cor branca ou cinza-claro da pelagem da parte inferior da cauda.
Fonte: Wikipédia