top of page

As raças e o temperamento do coelho anão

São ao todo 45 raçãs de coelhos. Vamos aqui nos ater aos coelhos anões. Têm a sua origem na Austrália, a partir de onde se foram expandindo para o resto do mundo. Tratam-se de animais pouco independentes como os gatos, mas um pouco mais sociáveis e carinhosos. Não devemos esquecer a sua natureza de animal selvagem, pelo que será um pouco difícil de ensinar como animal de estimação. Ainda assim, com paciência podemos conseguir com que respondam pelo nome.

 

Um factor a ter em conta é a sua anatomia. Não gostam que o agarrem e podem inclusive arranhar para mostrar o seu descontentamento. Isto é devido ao facto da sua coluna ser muito frágil e se sentem incómodos quando são manuseados. Nunca se deve pegar um coelho pelas orelhas, isso pode machuca-lo, o correto é pegar pela parte superior das costas proximo ao pescoço através do pelo.

 

Os coelhos são animais inteligentes e podemos habituá-los a certos costumes, como habituá-lo a comer à mesma hora todos os dias ou o lugar onde fazer as suas necessidades. Se usarmos recompensas para recompensar as suas boas acções, aprenderão ainda mais rapidamente. As recompensas devem ser sempre saudaveis conforme a sua dieta.

 

Os coelhos anões são uma raça resistente e, como dissemos anteriormente, algo independentes. Podem aguentar bem a solidão por uns dias se vamos de viagem, por exemplo, já que ele armazenará a comida. A sua média de vida se situa nos oito anos.

 

Ao soltá-lo pela casa, devemos prestar especial atenção aos cabos eléctricos. Também teremos atenção aos móveis e inclusive à roupa já que pode mordê-los. Para manter os seus dentes afiados e acalmar as suas ânsias de roer, podemos dar-lhe um pedaço de madeira para que morda sem problema. Se ele for filhotinho pode ser dado madeira comestivel.

 

A sua alimentação é baseada em vegetais, feno, ração, devendo ter cuidado com os excessos. Podemos dar-lhe uma recompensa de vez em quando, mas tendo em conta que são animais não demasiado ativos. Para a sua higiene, chega manter a sua gaiola limpa e em boas condições. O resto, o fazem eles mesmos lambendo-se.

 

Têm dois períodos de queda de pêlo, um na Primavera e outro no Outono. Não devemos cortar o pêlo pois protege-o de agressões externas, a menos que estejam muitos embaraçados, se o pêlo for longo procure escovar quando necessário para não embaraçar. Os seus bigodes servem para se orientarem e o seu ouvido está muito desenvolvido.

 

Espero que tenha sido útil.

 

Fonte: mamiferos.mundoentrepatas.com/coelho-anao.htm

 

 

 

 

 

 



bottom of page